Porto de Santos registra aumento proóximo a 30% na exportação de café

Notícias, Sem categoria

O Porto de Santos segue como o líder na exportação de café no Brasil. E o número nos primeiros sete meses em relação ao mesmo período ano passado cresceu ainda mais. Entre janeiro e julho de 2019, foram 29,3% de aumento,  correspondendo em 77% às sacas embarcadas entre os complexos brasileiros.

Em 2018, foram exportados, entre janeiro e julho, 14,1 mil sacas de café no Porto do Santos. Já neste ano, o registro foi de 14,1 sacas.

Brasil como recordista na exportação de café

O crescimento na exportação de café pelo Porto de Santos combina com os bons números nacionais. Segundo o Conselho de Expositores de Café no Brasil (Cecafé), 3,2 milhões de sacas foram exportados nos complexos brasileiros. Esse é o melhor número do mês de julho nos últimos cinco anos.

Em visões nacionais, o crescimento na exportação do café em relação a julho de 2018 foi de 28,2%, apenas 1,1% a menos comparado ao Porto de Santos.

Volume de exportação aumenta, mas preço médio cai

Os registros indicaram uma queda de 18% no preço médio do café entre 2018 e 2019. Atualmente, o preço da saca é de U$ 119,70. Com isso, a relação cambial em julho de 2019 registrou U$378,2 milhões. Ainda assim, o valor da relação representou 5,1% de crescimento comparado ao ano passado.

Variedades mais exportadas

Com 71,4% das exportações, o café arábica registrou a maior movimentação externa. O café conilon (robusta) registrou 18,2% e foi o segundo mais exportado no Brasil, seguido do solúvel, com 10,3%.

Apenas o arábica marcou 2,3 milhões de sacas exportadas.

Dentre os países que mais receberam o café brasileiro estão: Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão que juntos  consomem 51,7% do café oriundo do Brasil.

Os representantes do Cecafé estão otimistas com a safra do segundo semestre. O otimismo combina com a expectativa de bons resultados até o fechamento do registro anual.

Esses números confirmam o Brasil como a maior potência no quesito exportação de café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top